morro

leblon
ella

Praia do Leblon, posto 11. Não aprecio praias citadinas, mas o Leblon é a excepção a esta regra. Impossível não gostar desta praia. Mais calma que as restantes na mesma orla, o Leblon é o cenário real do nosso imaginário do Rio de Janeiro, com os artistas das novelas, que compunham os serões em família, incluídos. Enquanto apanho sol, vou tento lembrar-me do nome da senhora ao meu lado, que fez de jornalista naquela novela onde o Fagundes era gago e a Cláudia Raia era a “coxa grossa”, e no fim o Tony Ramos fica com a Regina Duarte que já não era rica. Perco-me nas memórias que se vão desenrolando, apesar de não saber o nome da actriz, nem recordar o da personagem, nem mesmo o nome da novela. Tento trautear  a música do genérico, não há melhor mnemónica que a música…

Mas, o melhor do Leblon é mesmo a moldura que o enquadra. Deitada na areia, balanço a cabeça entre o mar e a paisagem à direita, onde se ergue o majestoso morro Dois Irmãos, para mim a melhor vista da cidade maravilhosa.

– Não percebo porque é que se chama Morro dois irmãos.

– Ué, fácil. O morro mais alto é o irmão maior e o menor é o irmão mais novo. Daí Morro dois irmãos, porque são dois. Entendeu?

(Reviro os olhos. Esta característica tão brasileira de explicar o básico…)

–  Acho que devia chamar-se Morro do Beijo.

(Olha para mim com cara de quem não sabe se devia perguntar porquê)

– A sério. Olho para ali e vejo um homem e uma mulher a beijarem-se. Vejo o Clark Gable e a Vivien, vejo o Humphrey Bogart e Ingrid Bergman… Olha melhor, sabes aquela cena no fim do Cinema Paraíso em que ele está sentado no cinema a ver a montagem dos beijos? vejo todos aqueles beijos ali, naquelas duas rochas.

– Ah! Então porque é que você não olha para ali e vê o Don Corleone beijando o seu irmão Fredo? São dois irmãos, tem aquela coisa da máfia e tem o beijo. Tudo a vê, né!!!

(Rio. Rimos os dois)

Anúncios

2 comentários sobre “morro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s